sexta-feira, 6 de junho de 2008

Os Queijos Franceses



Os Queijos Frescos....
são ideais para os pequenos almoços, refeições ligeiras ou par abrilhantar saladas.
São muito leves e o seu sabor fresco e acidulado seduz facilmente, combinando na perfeição com doces e frutos secos.


Os Queijos de Cabra...
são dos queijos mais antigos, mas vieram para ficar. Brancos ou cinzentos, polvilhados de aromas ou de carvão de madeira, incluem muitas variedades como o Crottin de Chavignol, o Saint- Maure e o Valençay.
São produzidos unicamente a partir de leite de cabra e, por isso, de muito fácil digestão


Os Queijos de Pasta Mole de crosta branca...
são elaborados com leite cru ou pasteurizado. O Brie e o Camembert são os mais conhecidos desta família, mas existem muitos outros para descobrir.


Os Queijos de Pasta Mole de crosta amarela...
surpreendem pela textura cremosa e sabores muito intensos. O Pont l'Evêque e o St.Albray são os mais conhecidos, mas há muitos outros para conhecer.


Os Queijos Azuis...
destacam-se pela sua cor e aroma muito fortes, que lhes são característicos, e também pelo sabor. são fabricados a partir de leite de vaca, a excepção do Roquefort, elaborado apenas com queijo de ovelha. São quase lendários, mas adaptam-se na perfeição a preparações simples e requintadas. Permitem fazer um exelente contraste e saladas verdes, sobre lascas de maça ou mesmo temperar um bom bife.
OBleu D'Auvergne e o Bleu de Bresse completam a família.
Os Quejos Fundidos...
são os mais recentes pois começaram a ser desenvolvidos no início do século XX. São muito utilizados em sanduíches, tostas e hambúrguers. Pelas ua textura suave e cremosa e facilidade de utilização, são os preferidos das crianças.
Os Queijos de Pasta Prensada...
com origem nas montanhas mais altas, têm sabor doce, quase picante quando jovens. Mais maduros reforçam o seu sabor frutado e com toques de avelã. São os masi ricos em cálcio, pois o seu processo de fabrico concentra em oito vezes o cálcio do leite.
Hoje em dia, existem em variadas apresentações: ralado, fatiado, em barra ou em porções. O Emmental é o mais conhecido da família mas o Comté, o Beauford, e o Cantal não devem ser esquecidos


1 comentário:

A Dona do Bloguinho disse...

Oi, Francisca!!

Muito legal o seu bloguinho e esse post sobre queijos está uma delícia!

Parabéns!

Bjs bjs