domingo, 4 de maio de 2008





Hoje fui á fnac e não resisti a comprar alguns livrinhos. Um deles chama-se "Le cordon Bleu. Receitas caseiras. Biscoitos".Foi dele que retirei esta receita, mas admito que ainda não a experimentei uma vez que passei o fim de semana a cozinhar doces e em minha casa já não há barriga para mais doces.


Mesmo assim não resisti a partilhá-la com vocês e cá estão com fotografias tiradas ao livro (aliás nota-se) porque nem sequer tenho scanner.


Wafers de Mel:


Ingredientes: Para cerca de 30 wafers


30 g de manteiga, á temperatura ambiente
35 g de açúcar em pó
60 g de mel
40 g de farinha sem fermento
Pitada generosa de sal
1 Colher de chá de canela em pó

Modo de Preparação:

1.Aqueça previamente o forno até 230ºC. Barre 2 tabuleiros de ir ao forno com manteiga.
2. Com uma colher de pau ou uma batedeira eléctrica, forme um creme com a manteiga e o açúcar em pó, até obter um preparado leve e fofo. Misture o mel e bata até ficar bem misturado. Peneire a farinha juntamente com o sal e a canela e misture no preparado de manteiga. Cubra depois a tigela com película aderente e refrigere durante 15 minutos antes de usar.
3. Recorte um quadrado de cartão grosso ou plástico com cerca de 6 cm. No centro do quadrado, recorte um circulo com 5 cm de diâmetro para fazer uma matriz, seguindo o método indicado abaixo. Coloque o resto da massa no frigorifico.
4. Leve ao forno durante 2-3 minutos ou até que fiquem dourados. Utilize uma espátula ou uma faca para retirar os wafers do tabuleiro ainda quentes. Se arrefecerem e ficarem quebradiços, torne a colocá-los no forno para aquecerem. Repita o processo com o resto da massa, preparando os tabuleiros como indicado no passo 1. Guarde os wafers num recipiente hermético.

Sugestão: Estes biscoitos amolecem muito rapidamente, pelo que é aconselhável que sejam comido o mais brevemente possível após cozedura.

Método para utilizar uma matriz:

Coloque matriz num tabuleiro de ir ao forno já preparado e, com uma colher coloque um pedaço de massa no buraco.
Com uma espátula, nivele a massa.

Retire a matriz cuidadosamente e repita o processo durante as vezes necessárias para fazer biscoitos suficientes para encher os tabuleiros de ir ao forno, deixando bastante espaço entre eles.

Depois de cozido, retire imediatamente os biscoitos do tabuleiro, enquanto mornos e moldáveis.